domingo, 5 de abril de 2009

A mídia e a verdade


Nos últimos tempos tenho pensado muito sobre a carreira de jornalista. Acredito que, caso eu não tivesse optado por ser professor, eu teria escolhido estudar jornalismo. Com certeza é um ramo de trabalho que mexe com nossas emoções, percepções e até credulidade.
Mas é incrível como ainda, em pleno século XXI, alguns setores da mídia mundial, e principalmente brasileira, acreditam que estamos na Idade Média! Vivem criando factóides, notícias falsas, surtos e epidemias, etc. Tudo é escrito e publicado, quando o assunto rende algum "ibope".
O tema da moda é o tal lançamento de um foguete pela Coreia do Norte que, segundo os militares dos EUA, estaria sendo preparado com artefatos nucleares.
Desde que soube da "notícia", duvidei. Oras, será que o governo norte-coreano é tão irresponsável? Será que eles não sabem que ali do ladinho deles estão a Coreia do Sul e o Japão e que ambos os países são apoiados pela OTAN?
Hoje pela manhã, ao ler o site "Vi o mundo", do Jornalista (com "J" maiúsculo mesmo) Luiz Carlos Azenha, vi uma postagem referente ao tema. Recomendo a leitura.
Só quando a mídia, principalmente a tupiniquim, tratar-nos como seres racionais, é que o jornalismo será respeitado. Ultimamente tem sido a internet a minha principal fonte de informação. A tv está lá, para transmitir programas mais importantes, como o "Big Brother"...

P.s.: dicas de sites e documentários:

www.viomundo.com.br - site do jornalista Luiz Carlos Azenha - vale a pena www.fervillar.blogspot.com/ - blog do colega Profº Silvio

Documentários:
http://video.google.com/videoplay?docid=-570340003958234038 - Muito além do Cidadão Kane - documentário histórico que mostra como a TV Globo se tornou poderosa no país (até hoje esta doc é proibido no Brasil! Olha o poder dos Marinho!)

http://video.google.com/videoplay?docid=-1437724226641382024&ei=vfHYSYfYFIOeqgLamMmEDg&q=zeitgeist&emb=1 - Documentário que mostra uma série de teorias da conspiração, ataques terroristas, domínio do capital, entre outros temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário