quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Política (com "P" maiúsculo)


Um tema chato. Falar de política para nós, brasileiros, é extremamente chato. Desde pequenos somos bombardeados pelos mais velhos com frases como "ah, religião, futebol e política não se discute" e coisas do gênero. Um grande engano. As pessoas se esquecem (se é que elas realmente sabem) que quando eu compro pão, de alguma forma estou sendo afetado pela política.
Discordo do tipo de democracia que possuímos no Brasil. Já começamos errado ao tornar o voto obrigatório, além de permitir a possibilidade dos analfabetos de votarem. Não tenho nada contra os analfabetos, muito pelo contrário, como professor tenho a vontade de que um dia não existam mais pessoas que não saibam ler nem escrever. É muito mais fácil manipular uma pessoa sem formação escolar. Geralmente são pessoas muito simples e confiam nas palavras dos "moços estudados de paletó".
Vejo na garotada um grande distanciamento ao tema política. Não deixo de entendê-los, pois por esses lados esse tema nos remete à palavra CORRUPÇÃO. Minha geração, que dizem derrubou um presidente corrupto (o Collor, lembram? Ele voltou e agora é senador em Brasília). Nunca acreditei nessa lorota. Tudo depende da vontade de um grupo de políticos que estão aí há gerações, vide as famílias Sarney, Magalhães, Amin, entre outros e a vontade de um grupo empresarial midiátrico poderoso (Globo, Folha de SP, Veja e cia.).
Recomendo assistir ao documentário "Muito além do Cidadão Kane". Um clássico da batalha contra o poder dominador de certos grupos sobre o Brasil.
Por fim, se inicia aqui mesmo pela internet uma campanha intitulada "nas eleições de 2010 não reeleja ninguém". Talvez seja um bom começo para darmos a volta por cima e renovarmos o quadro de representantes que possuímos. Enquanto isso, as lutas de décadas pelo direito ao voto livre e à democracia vão se perdendo em meio a escândalos e mais crises que cada vez mais nos fazem pensar: "que país é esse?"...

Para assistir à primeira parte do documentário "Muito além do cidadão Kane": http://www.youtube.com/watch?v=JA9bPyd1RKQ

Um comentário:

  1. Ricardo, para você que é Alvinegro te convido a visitar meu blog. O Máquina Alvinegra, aproveite e vire um seguidor! www.maquina-ALVINEGRA.BLOGSPOT.COM Convite feito!

    Abraço!
    Rafael Petry

    ResponderExcluir